Com a chegada da obrigatoriedade da emissão de NF-e do produtor rural em todo o Brasil no dia 1º de maio, é comum surgirem dúvidas sobre o processo inicial para a emissão.
Confira as principais informações que você precisa saber para começar a emitir a Nota Fiscal do Produtor Rural Eletrônica:
O que preciso para emitir a Nota Fiscal do Produtor Rural Eletrônica?
Para começar a emitir a NF-e, primeiro é necessário que o produtor rural obtenha um certificado digital e um sistema emissor. Em seguida, ele deverá cadastrar seus dados pessoais e dados fiscais de produtos e serviços para, a partir disso, emitir a NF-e.
Como escolher um sistema para emitir a NF-e?
Como a emissão da nota fiscal eletrônica deve ocorrer sempre que houver prestação de serviço ou venda de produtos, é importante escolher um sistema que traga agilidade para o cotidiano dos seus negócios, com reduzido número de falhas, disponibilidade offline e equipe de suporte sempre ativa.
Quando devo emitir a NF-e?
Como mencionado, a emissão da NF-e ocorre sempre que existir prestação de serviços ou venda de produtos. A NF-e substitui o talão de nota fiscal, tendo exatamente a mesma função, apenas realizando o registro de forma digital.
Como devo armazenar a NF-e?
O tempo ideal para se guardar notas fiscais eletrônicas é de 5 anos, sendo necessário seu armazenamento para a segurança fiscal. Por isso, é interessante que essas NF-e estejam guardadas em nuvem, para que, caso aconteça algo com seu computador ou dispositivo físico, você consiga recuperar esses documentos com facilidade.
Comece a emitir
Com a obrigatoriedade começando em maio, é importante já escolher o sistema de emissão e iniciar o processo de cadastramento para evitar não conseguir cumprir o prazo estabelecido pela SEFAZ.
Quer facilidade no começo da sua emissão? Conheça o e-Faturamento, sistema de emissão de NF-e – e outros documentos eletrônicos – da NLPHD, sistema ágil, intuitivo e com cadastro prévio de informações para descomplicar a expedição de notas fiscais eletrônicas.
Além disso, oferecemos também acompanhamento e treinamento em todas as etapas de implantação do sistema, auxiliando a entender o processo de emissão, a cadastrar as informações e parametrizar com todos os códigos fiscais necessários.
Após o treinamento, você ainda conta com um contato vitalício com nossa equipe de Suporte para tirar as dúvidas que surgirem durante o processo de emissão, e receber ajuda na hora que precisar.
Evite entraves no seu negócio, entre em contato com nosso Comercial.