Menu:

Pesquisar
Close this search box.

Quais documentos eletrônicos você precisa emitir?

Com o início de um novo ano, surge a oportunidade para muitos empreendedores iniciarem uma nova empresa. O que muitos não sabem é que com os novos negócios surgem novas obrigações documentais para o cotidiano.

Conheça quais documentos eletrônicos você precisa emitir e em quais casos:

Notas fiscais e suas diversas versões

É obrigatório! Quando um produto ou serviço é vendido, a emissão de notas fiscais eletrônicas precisa ser realizada pela empresa prestadora. Atualmente, existem diferentes formatos que sua empresa poderá emitir, sendo os principais:

  • NF-E – A versão digital da nota fiscal é emitida para a venda de mercadorias físicas, considerando a cobrança de ICMS e IPI.
  • NFS-E – Utilizada na prestação de serviços de uma empresa, a NFS-E é usada principalmente para a comercialização de produtos digitais, serviços por assinaturas, entre outros tipos.
  • NFC-E – Essa é a versão digital dos cupons fiscais entregues ao cliente e pode ser  utilizada por empresas dos setores de comércio, varejo ou atacado.

Documentos eletrônicos fiscais para transporte

Empresas que realizam trânsito de produtos também precisam fazer a emissão de documentos que regularizem o translado. São eles:

  • CT-E (Conhecimento de Transporte Eletrônico): é utilizado para identificar produtos que são levados de uma localidade de origem ao destinatário da carga. Para empresas que trabalham exclusivamente como transportadoras, o CT-E faz o papel de nota fiscal.
  • MDF-E (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos): utilizado para facilitar a fiscalização da Receita Federal em postos de controle, o MDF-E reúne todos os documentos presentes em uma carga, documentando o número de NF-E e CT-E, além de trazer informações sobre o motorista, veículo e trajeto da carga.

Vai precisar emitir os documentos? Entre em contato com nossa equipe Comercial e conheça os nossos Sistemas de Emissão de Documentos Eletrônicos Eles trazem a facilidade e a agilidade para o cotidiano da sua empresa. E você ainda conta com suporte vitalício para tirar qualquer dúvida que surgir durante o processo de emissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima