Estar à frente de um negócio no atual cenário competitivo, que envolve de maneira generalizada e implacável diversos segmentos do mercado, requer uma postura ousada, pautada por objetivos consistentes e estratégias arrojadas. Lidar com as constantes mudanças, além dos desafios comuns a cada empresa, exige competências versáteis e uma dedicação integral do empresário ou empreendedor.
A vida anda acelerada por esses tempos líquidos. As tarefas se multiplicam. As informações se alastram. As oportunidades duram “segundos”. E as horas se vão pelos dedos ainda mais rapidamente. Porém, é preciso avançar, produzir, lucrar! Diante de tanta pressão é naturalmente compreensível que o ser humano, por trás de todo o trabalho, fique estressado, sem visão, desmotivado e demasiadamente ansioso. Contudo, vale a pergunta: Seriam esses sintomas da vida moderna ou de uma autogestão displicente?
Na verdade, não interessa apontar culpados, mas sim identificar problemas, os quais, geralmente, andam na corda bamba entre essas duas fronteiras. Cada realidade tem sua necessidade específica. Os reflexos do eletrizante jogo contemporâneo e da maneira como as pessoas, em seu caráter de indivíduo, respondem a eles requerem uma análise mais demorada.
Os caminhos a serem abertos devem sim mirar os resultados, mas não se findar neles à troca de todo e qualquer esforço. O processo e o desenvolvimento profissional e pessoal têm de fazer parte de um programa que conceba o empresário e seu negócio em sua multiplicidade, a fim de que as soluções gerem frutos realmente duradouros. É justamente nessa perspectiva que atua o chamado Coaching Executivo, uma prática que vem ganhando terreno no Brasil pelos benefícios que é capaz de gerar, sobretudo, aos cargos de decisão e liderança das mais diferentes organizações.
A partir das intervenções direcionadas dos coches, uma série de questões são levantadas e tratadas. Contudo, nesse tipo de abordagem não são dadas “fórmulas prontas” ou estratégias “sob medida” para o empresário. Por meio do programa é ele quem, aos poucos, vai encontrando suas próprias respostas. Os resultados são surpreendentes. Dentre eles podemos relacionar alguns, como:
1. Motivação pessoal e profissional: Graças à maneira como a abordagem é orientada, é possível levar o empresário a despertar ou reacender a vontade de fazer o seu trabalho e, mais do que isso, de sentir-se envolvido e feliz com ele. Dessa forma, tem-se o aumento da autoestima e da autoconfiança, da vitalidade diante dos desafios, e da qualidade de vida em geral;
2. Aumento da produtividade: Motivado por desenvolver suas tarefas, o empresário tende a produzir mais e melhor, sem sentir-se sufocado por isso. Ele se torna mais organizado, otimizando sua capacidade de execução e até a sua criatividade;
3. Melhoria do relacionamento interpessoal: Para um líder saber se relacionar é primordial. Se reequilibrando e encontrando sentido para avançar, ele passa a conviver melhor com os demais, aperfeiçoando a gestão de pessoas, o desenvolvimento de projetos em equipe e a harmonia interpessoal;
4. Equilíbrio emocional: Encontrar um sentido pelo que se faz e acreditar em seus sonhos é um estímulo essencial que conduz à resiliência. Saber onde se quer chegar faz com que os obstáculos do caminho sejam ultrapassados com determinação. Mais tranquilo e em sintonia com com seus planos, o empresário desenvolve a calma e a paciência necessárias para conduzir de maneira mais saudável seus negócios;
5. Otimização da capacidade de liderar: Com a ampliação da visão holística, equilíbrio e motivação tem-se um aumento da segurança na postura, o qual se reflete nas decisões, estratégias, comunicação e relacionamento. Tal benefício maximiza o poder de influência da liderança e sua capacidade de gerenciar conflitos e conduzir a resultados mais positivos.
Já havia pensado em contar com o auxílio do Coaching Executivo? Mais que uma tendência, essa é uma solução focada em ações consistentes, capazes de gerar melhorias sustentáveis e o desenvolvimento do empresário focado em alta performance.
Pense nisso e valorize você e seus negócios!