Menu:

Pesquisar
Close this search box.

Mês da segurança digital: 5 dicas contra ameaças online

Com o avanço da utilização da tecnologia nas mais diversas áreas, profissões e com as mais variadas aplicações, cresce também o número de ataques cibernéticos e, consequentemente, a necessidade de aumentar os cuidados com a segurança digital.

Como outubro é o mês oficial da conscientização sobre a cibersegurança, resolvemos aproveitar a data para apresentar algumas dicas importantes que vão te ajudar a se proteger contra potenciais ameaças do mundo digital. Confira!

  1. Cuidado com as senhas

Para evitar que as senhas utilizadas em suas contas de redes sociais, aplicativos e sites sejam facilmente descobertas, o ideal é que você crie sequências fortes e únicas para cada plataforma ou serviço. Utilize letras maiúsculas e minúsculas, algarismos, caracteres especiais (quando possível), e nunca utilize a mesma senha em mais de uma rede ou site.

  1. Autenticação em duas etapas

Esse recurso oferece uma barreira extra de proteção às suas contas, visto que o invasor precisará superar outra etapa de identificação além de apenas fazer login com a sua senha. Pela autenticação em duas etapas, você ainda fica sabendo quando outra pessoa tentou acessar sua conta de forma ilegal, pois a segunda etapa de verificação consiste em preencher um segundo campo de acesso com um código, que é encaminhado diretamente para o celular ou conta de e-mail do usuário, gerando uma notificação de que alguém está tentando acessar sua conta.

  1. E-mails maliciosos

Evite clicar em links ou baixar arquivos de e-mails dos quais você não reconhece a procedência. Conhecida como “phishing”, essa técnica consiste em induzir o usuário a clicar ou abrir anexos infectados com vírus que podem danificar o computador ou corromper arquivos importantes. Por isso, sempre certifique-se da autenticidade dos e-mails antes de abrir ou baixar qualquer anexo, tentando comprovar se o remetente é conhecido ou se a mensagem realmente diz respeito a alguma atividade (pedido, compra, pagamento) realizada por você.

  1. Acesso a redes públicas de Wi-Fi

As redes públicas de Wi-Fi com acesso aberto a todos podem ser perigosas. Isso porque o nível de segurança delas é baixo, e possibilitam que os dados e informações que você está recebendo e enviando sejam facilmente interceptadas. Por isso, prefira utilizar sua conexão 4G e, caso a única alternativa seja utilizar o Wi-Fi aberto, utilize uma ferramenta VPN, que criptografa as informações transmitidas e permite que você navegue de maneira mais segura.

 

logo em forma de escudo na cor laranja com a letra e no centro, referente ao sistema e-guarda, que oferece a segurança digital de arquivos xml

  1. Backup e armazenamento de arquivos

Realizar backups periódicos dos arquivos de sua máquina também é uma prática de segurança digital contra potenciais ameaças. Armazenar uma cópia de seus documentos em outros dispositivos evita que algo importante se perca em uma eventual contaminação do computador. E a NLPHD possui a solução ideal para você: o sistema e-Guarda!

Nele, você pode armazenar documentos de diversos formatos diretamente em nuvem, em um sistema completamente seguro e acessível de qualquer lugar do mundo por meio da internet. O e-Guarda ainda é compatível com qualquer emissor de notas fiscais e outros documentos eletrônicos, o que proporciona, além de segurança, maior praticidade e agilidade ao seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima