Fonte: Dematic.
Estar no mercado nunca foi tão desafiador. Para as empresas as necessidades e demandas locais continuam determinando seu foco de trabalho, o qual, entretanto, agora já não pode mais ficar alheio às tendências e concorrências globalizadas, que disputam mesmo os espaços mais segmentados, ainda que seja de forma virtual.
Desse modo, se tornou fundamental desenvolver uma visão mercadológica e corporativa holística, capaz de preparar melhor a organização para a acirrada competitividade. Preocupadas com as constantes ameaças externas, muitas empresas investem em novas estratégias, ferramentas e conceitos que visam posicioná-las como referências evidentes em seu setor. Por outro lado, se esquecem de cuidar de seus processos e sua estrutura interna, que são os reais responsáveis pela sustentação dos negócios e da imagem projetada da marca.
Nesse sentido, uma gestão eficiente desempenha papel crucial. Ainda que timidamente, as companhias vêm prestando mais atenção a essa questão, direcionando mais energia para a otimização de seus processos, ciclos e controles. Uma área que se destaca, justamente por ainda não estar amplamente difundida, é a Intralogística, que entrega vantagens surpreendentes quando bem administrada.
Mas o que é Intralogística?
Embora o termo possa soar como novo para alguns, seu conceito, na verdade, não é complicado, e talvez na prática nem seja desconhecido. Para facilitar, a Intralogística pode ser entendida como a logística interna das empresas.
De maneira mais específica, ela abrange o planejamento, a implementação e a gestão eficiente e econômica da movimentação de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição, sendo também chamada de Logística de Armazenamento e Movimentação de Materiais e ainda de In-house Logistic.
É interessante observar que a busca por movimentar e armazenar recursos não é uma necessidade recente. Ela acompanha o homem desde os primórdios, que diante das limitações e escassez da natureza, teve de se adaptar para garantir sua sobrevivência. Já nos dias atuais, a Intralogística se beneficia das novas tecnologias para assegurar o andamento dos processos, lançando mão para tanto de equipamentos como coletores de dados por código de barras, coletores de dados por comando de voz e Tags RFID.
Vantagens da Intralogística
1. Objetividade para os processos: Quanto mais ágeis forem os fluxos dentro da empresa, com redução de materiais e trabalho, mais economia é gerada. A Intralogística se encarrega de articular os melhores recursos para garantir processos mais objetivos e assertivos.
2. Otimização da infraestrutura: A partir da organização, das ferramentas de controle desenvolvidas e outras providências tomadas, a Intralogística consegue tirar o melhor da infraestrutura existente, otimizando-a para gerar melhores resultados.
3. Visão estratégica: Com uma gestão intralogística eficiente a organização consegue ter uma visão mais clara de seus custos operacionais, o que fornece informações e dados que lhe possibilita identificar com mais segurança onde e quando investir.
4. Produtividade: A logística interna permite que a empresa entenda o real papel dos profissionais em cada tipo de atividade realizada, ajudando a mapear dificuldades e potencialidades e também a trabalhar soluções que estimulem a produtividade dos colaboradores.
5. Economia: Compreendendo melhor seus fluxos internos e contando com os recursos certos para otimizá-los, a companhia passa a focar seus esforços de modo que os investimentos se tornem mais específicos e os custos sejam reduzidos.
6. Competitividade: Tornando os processos mais objetivos, otimizando a infraestrutura, reduzindo custos, direcionando melhor os investimentos e produzindo mais, a empresa se fortalece e ganha condições de avançar no mercado, maximizando sua competitividade.
Referências: Automação Intralogística, Centro Gestor de Inovação Moveleiro, Blog da Engenharia, Logística Para Logística.
Ótima definição do termo Intralogística, e as vantagens competitivas que uma empresa pode obter através da mesma em um mercado que a competitividade é muito acirrada foram expostos de forma bem clara.
Eficiente conteùdo publicado como ferramenta de acesso para entendimento correto da informação
Eficiente conteudo informaçao correta logistica
Ótimo conteúdo para informação.Uma gestão interna eficiente também colabora para a logística externa que a maioria das vezes é prejudicada por motivo de a “casa não está em ordem.Serve também para manter estoques cada vez mais baixos e com isso aumenta o capital de giro,melhorando assim investimentos em outras areá.Aumenta a capacidade e o tempo de resposta para o cliente, um exemplo de intralogística que deu certo foi o da empresa Caterpilla que esmagou a concorrência entregando seus produtos em menos de 24 horas.Se uma empresa que não consegue chegar nesse nível como ela vai concorrer?A logística é indiscutivelmente uma vantagem competitiva que deve ser explorada cada vez mais.
Obrigado Abraços.
Luan Marinho
Técnico de Sistemas Logísticos