Menu:

Pesquisar
Close this search box.

Rupturas de estoque: como reduzi-las para evitar prejuízos?

As rupturas de estoque são problemas extremamente prejudiciais à saúde financeira da empresa, como já abordamos anteriormente aqui.

Elas podem ser causadas por diferentes fatores, entre eles:

  • Erros na contagem durante a entrada (recebimento) de mercadorias;
  • Produtos quebrados ou com embalagens danificadas;
  • Produtos vencidos;
  • Furtos.

De acordo com Cláudio Pistori, coordenador do setor de Controladoria da NLPHD, é impossível eliminar a ocorrência de rupturas de inventário. Contudo, criar um plano de ação que busque reduzi-las ao máximo é mais do que necessário. Segundo ele, o ideal é que a empresa trabalhe com uma margem de 1 a 3% de rupturas em seu estoque.

“O que estiver acima disso, está errado. Quem opera a 5% ou 8%, por exemplo, precisa urgentemente atuar para reduzir esses números”, destaca Cláudio.

Para chegar a essas porcentagens tão baixas, Cláudio afirma que pelo menos uma delas é possível eliminar completamente, desde que sejam tomadas ações para isso.

As rupturas relacionadas a equívocos de contagem na entrada de mercadorias, por exemplo, podem ser reduzidas a zero com um treinamento adequado dos colaboradores responsáveis por tal operação.

Trabalho diário

O cliente Sumirê, grande varejista de cosméticos do estado de São Paulo, tem em sua unidade localizada na cidade de Avaré (SP) um exemplo de como é possível trabalhar com margens tão baixas de ruptura de estoque.

No último inventário realizado na loja, com auxílio da equipe de Logística da NLPHD, a margem de rupturas obtida no inventário foi de apenas 1,6%.

Joice Fritzs Maximo, gerente da loja, conta que esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano todo com os colaboradores, mostrando a importância de se realizar um bom inventário.

“Tudo é passado para a equipe para que estejam cientes das necessidades de se fazer corretamente o inventário e as consequências de não fazê-lo”, destaca Joice.

Múltiplos benefícios

Apesar de o inventário em si ser realizado apenas duas vezes por ano na loja, Joice relata que é feito um balanço diário do estoque e dos produtos da área de venda, para que consigam ter o máximo de controle possível sobre o número real de mercadorias no estoque físico e no sistema, bem como sobre os produtos danificados, vencidos e furtados.

A gerente ainda ressalta que os benefícios de todo esse trabalho são perceptíveis em diversos níveis, mas principalmente no financeiro. “Evita, por exemplo, que seja efetuada a compra de produtos a mais do que o necessário, bem como a falta de produtos no estoque, reduzindo os gastos desnecessários”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima