Menu:

Pesquisar
Close this search box.

Gestão de estoque: quais os principais erros e como evitá-los?

Os erros na gestão do estoque são alguns dos problemas que mais causam prejuízos às empresas. Se não corrigidos o mais rápido possível, podem tomar proporções cada vez maiores e desgastar gravemente a saúde financeira do seu negócio.

Para ajudar a evitar esse tipo de problema, listamos a seguir os principais erros no gerenciamento do estoque, com algumas medidas importantes para corrigi-los ou mesmo eliminá-los.

1. Informações desatualizadas

Não manter um registro preciso e atualizado de dados como o número de mercadorias presentes no estoque e as datas de validade de cada item favorece, entre outras coisas, a ocorrência de rupturas. E, quando as taxas de ruptura são muito elevadas, os prejuízos tendem a se acumular.

Como resolver: realizar balanços diários na área de vendas e no estoque ajuda a manter as informações sobre os produtos atualizadas. Com isso, não apenas muitas perdas são evitadas, como também fica mais fácil a realização de inventários mais precisos.

2. Comprar mercadorias em excesso

A falta de controle sobre o estoque favorece a ocorrência de situações como esta, em que o setor de compras acaba encomendando mais itens do que o necessário para a loja. Além do prejuízo financeiro com o gasto desnecessário, a empresa ainda tem que arcar com as rupturas por produtos que acabam vencendo no estoque.

Como resolver: estabelecer uma integração e comunicação eficazes entre os setores financeiro, de logística, o comercial e de compras. Dessa maneira, é possível programar os gastos de acordo com a rotatividade de cada produto, encomendando no período e apenas a quantidade necessária de cada item.

3. Não realizar inventários com frequência

Como já abordamos aqui, o inventário é uma operação extremamente importante para a classificação, identificação e contabilização de todos os itens presentes no estoque. Não realizar inventários, ou fazê-los com pouca frequência, com certeza vai acarretar problemas no processo de compra e venda de mercadorias e sobre o controle do estoque, ocasionando perdas e prejuízos.

Como resolver: designar e capacitar uma equipe para ficar responsável pelos inventários e estipular uma frequência com a qual serão realizados. Adotar a prática dos inventários rotativos é uma alternativa para obter um controle mais preciso e ágil sobre seu estoque.

4. Não investir em tecnologia

Há quem ainda realize a contagem, a classificação e os registros de entrada e saída de mercadorias de maneira manual. Contudo, além de impreciso, esse método favorece a ocorrência de erros graves e dificultar bastante a resolução dos mesmos.

Como resolver: contratar um software para gestão do estoque e de todos os processos envolvidos é de extrema importância para quem deseja manter seu negócio com o mínimo de prejuízos possível. A NLPHD, por exemplo, oferece um sistema completo para controle do estoque, que envolve desde o recebimento das mercadorias e conferência de notas, até operações de movimentação interna de itens e descarte de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima