Tópicos deste artigo:
- Perfil dos colaboradores
- Equipamentos disponibilizados pela empresa x motivação
- Periodicidade na comunicação com o gestor x motivação
- Ferramentas de comunicação x motivação
- Outros benefícios x motivação
16 colaboradores da NLPHD passaram a trabalhar em homeoffice a partir de março de 2020, em função dos cuidados com a pandemia de Coronavírus. Em novembro, a equipe de DP/RH realizou uma pesquisa para avaliar quais recursos/ferramentas disponibilizados pela empresa contribuíram para manter a motivação do colaborador, tendo em vista as dificuldades naturais de adaptação ao ambiente doméstico.
A pesquisa foi conduzida pela Profs. Débora Pistori, da Unisagrado, com tabulação realizada pela aluna Eduarda Feitosa. Confira os principais destaques:
Perfil dos colaboradores:
Equipamentos disponibilizados pela empresa x motivação
93,8% dos colaboradores receberam computador, 43,8% cadeira e 56,3% materiais gerais de escritório, bem como itens menores como impressora, tonner e apoio para notebook. Em uma avaliação de 1 a 10 sobre o impacto desse recurso na motivação do colaborador, 62,5% deram nota 10, 18,8% deram nota 9 e o 18,8% deram nota 8. Conclui-se, assim, um impacto positivo no fornecimento dos recursos básicos necessários ao bom andamento do trabalho.
Periodicidade na comunicação com o gestor x motivação
As reuniões por videoconferência com sua liderança variaram a periodicidade, acontecendo 25% delas diariamente; 31,3% em casos pontuais; 18,8% cerca de 3 vezes na semana. Em uma avaliação de 1 a 10, 87,6% elegeram nota acima de 8.
Vale observar que este é um dos pontos mais sensíveis do trabalho em homeoffice, distanciando o colaborador dos colegas de trabalho e da liderança fisicamente. No entanto, através dos meios digitais, a pesquisa aponta que a proximidade se manteve, sendo está um dos grandes fatores de motivação para o trabalho.
Ferramentas de comunicação x motivação
A pesquisa apurou que, entre as ferramentas de comunicação, 100% dos colaboradores utilizaram videoconferência; 81,3% o e-mail e também o WhatsApp.
Entre as ferramentas de trabalho, 62,5% adotaram checklist diário; 68,8% armazenamento de arquivos; 56,3% uso do Pacote Office, em respostas que permitiam mais de uma alternativa.
Em relação à motivação, 93,8% atribuíram nota acima de 8 para a utilização destas ferramentas tecnológicas.
Outros benefícios x motivação
A empresa ofereceu também outros benefícios como:
- Ajuda de custo para auxiliar financeiramente nas contas e despesas do colaborador.
- Apoio psicológico para atendimento aos colaboradores.
- Treinamento técnico de acordo com a necessidade do colaborador para que possa exercer suas funções cada vez melhor.
- Treinamentos comportamentais (autoconhecimento, autodesenvolvimento, etc)
- Instruções sobre os cuidados em relação ao Covid 19.
- Dicas de ergonomia, saúde física, mental e espiritual.
- Canal de comunicação aberto para que os colaboradores possam acessar a empresa em caso de necessidade.
- Flexibilidade no horário de trabalho.
- Redução de Carga Horária
- Apoio através de sites pagos para realização de pesquisas em setores/assuntos específicos.
- Reuniões de esclarecimento visando manter a comunicação clara e alinhada com todos.
Os colaboradores votaram nos aspectos que consideraram mais relevantes como fator de motivação, resultando em:
Observa-se que em primeiro lugar o grande fator de motivação é a empresa demonstrar preocupação com a saúde e o bem-estar do colaborador, com proximidade e interesse, oferecendo suporte financeiro e técnico.
Segundo a aluna Eduarda Feitosa, cujo trabalho resultou em sua tese de conclusão de curso, o resultado corrobora com o autor Idalberto Chiavenato, na obra Gerenciando com pessoas (Ed. Elsevier, 2005): a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas.