O inventário de estoque é uma operação extremamente essencial para evitar uma série de prejuízos à empresa, que vão desde problemas financeiros e logísticos até o atendimento ao cliente.
É a partir do inventário que a empresa consegue, classificar, identificar e contabilizar todos os produtos que possui em seu estoque.
Realizando esse controle de maneira minuciosa e detalhada, é possível:
– Reduzir gastos e evitar desperdícios de materiais e produtos;
– Saber quais itens possuem maior demanda e os que têm menos giro;
– Melhorar as vendas;
– Evitar atritos no atendimento ao cliente com a falta de produtos no estoque.
Além disso, um inventário de estoque bem realizado consegue prevenir a ocorrência de irregularidades e divergências entre o estoque físico e o contábil, o que pode ocasionar multas à empresa caso esses erros sejam identificados em alguma fiscalização.
Para evitar esse tipo de problema, é necessário realizar algumas ações de preparação da loja antes de se iniciar o inventário.
“O ideal é levantar antecipadamente tudo que há de irregular, que não faz parte do estoque, como brindes por exemplo, e dar baixa, deixando apenas os produtos de revenda constando ali. Assim, o resultado do inventário fica mais preciso”, orienta Célio Domingues, coordenador do setor de Logística da NLPHD.
Com a NLPHD, é possível contratar um programa de inventário de estoque detalhado para sua empresa, que inclui o apoio de um software de gestão para oferecer resultados ainda mais precisos sobre seus produtos armazenados.