Adotar o inventário rotativo – um processo contínuo de recontagem do estoque – pode ser a solução ideal caso esteja enfrentando problemas como a perda excessiva de mercadorias por vencimento, por exemplo.
Isso porque o inventário rotativo é um processo desenvolvido com base em uma periodicidade pré-definida, de acordo com a quantidade de produtos, que pode ser mensal, semanal ou mesmo diária, o que possibilita ao gestor obter um controle muito maior sobre suas mercadorias.
O inventário rotativo inclui a contagem tanto dos produtos que se encontram disponíveis para os clientes na área de vendas quanto daqueles que estão no estoque, e não necessita que o estoque esteja parado para que seja realizado o balanço.
O processo garante à empresa maior agilidade, mas ao mesmo tempo exige que os colaboradores responsáveis pelo inventário rotativo estejam devidamente treinados e conscientes da importância da realização dele.
Principais benefícios
Entre as vantagens mais importantes do inventário rotativo, podemos citar:
– Aumento da precisão do estoque e maior controle sobre a rotatividade e quantidade de cada item;
– Maior facilidade e agilidade na identificação de falhas no estoque, como armazenamento inadequado de insumos e mercadorias danificadas ou avariadas;
– Melhor controle dos prazos de validade dos produtos e consequente redução de perdas por vencimento;
– Mais econômico e rápido para a empresa, pois reduz a ocorrência de rupturas e exige menos colaboradores e consome menor tempo para realização de toda a contagem.
Logística NLPHD
A NLPHD possui uma equipe de intralogística especializada em inventários completos ou rotativos (parciais), Sistema de Gestão de Estoque (e-Estoque) e expertise em estratégias para redução de perdas. Conheça-nos.