A Manifestação do Destinatário é um conjunto de eventos que permitem identificar se o CNPJ de determinada empresa foi utilizado indevidamente ou não. Essa manifestação, apesar de não ser obrigatória, garante a segurança jurídica para a empresa na comprovação formal de um vínculo comercial.
Esses eventos apontam para a Secretaria da Fazenda se a operação representada pela nota foi completada com sucesso, se não ocorreu ou se a operação é desconhecida completamente, apesar da emissão Nota Fiscal eletrônica (NFe).
Na NLPHD este recurso está disponível no módulo e-Estoque, mediante a necessidade dos clientes. É um recurso que ajuda na movimentação de gestão, minando a possibilidade de operações fantasmas, ou seja, qualquer operação que seja faturada estará dentro do sistema em local específico, facilitando que o cliente visualize diretamente cada evento, ou contestando caso seja necessário. Desta forma é possível ter maior segurança jurídica e facilidade nos acompanhamentos comerciais.
Para 2022, o objetivo é ampliar este recurso para o módulo e-Faturamento. De acordo com Fabrício Ribeiro, responsável pelo Departamento Comercial da NLPHD, “hoje é um recurso que oferecemos de acordo com a necessidade. Acredito que este novo serviço que queremos adicionar no sistema geral será uma melhoria excelente para os gestores”, finaliza.